A Kasznar CAT é especialista na montagem e organização junto a empresas, de documentos, convenções, dinâmicas participativas entre colaboradores e manuais de Compliance.
Compliance como termo origina-se do inglês to comply, que significa cumprir algo, completar de forma correta e completa. Na língua italiana o termo vem de complire e no francês é accomplir. Mais ainda Compliance significa cumprir bem, obedecer ao que é devido e acordado, havendo cortesia cerimonial, processual, funcional, operacional, legal, regulatória e econômico-financeira inserida neste meio.
Desta forma, a Compliance nas organizações, no mercado de trabalho, no sistema produtivo e industrial, comercial, agrícola e de serviços, é fundamental, para se assegurarem bons e eficazes, também eficientes, métodos e processos de trabalho e de atuação. Neste âmbito, se faz Compliance para uma unidade empresarial, para uma organização integral, para um setor econômico – financeiro e para todas as empresas e instituições conjuntamente, de acordo com os interesses éticos, morais, processuais, funcionais, operacionais e de produção dos grupos e agentes envolvidos.
Compliance significa uma forma de adaptar-se, conformar-se, estabelecer-se com ética e transparência em ações que defendam favoravelmente os interesses sociais, empresariais e econômico-financeiros das pessoas físicas e jurídicas. Por estes elementos, é preciso saber montar, identificar, ponderar, negociar, calibrar e aprovar regras.
Estas regras são conveniadas nas empresas modernas e geram uma legislação específica. Fomentam caso bem estabelecidas, boas práticas, disciplina e rigor, seriedade nos comportamentos, limites processuais e atitudinais, cujo resultado é o melhor convívio econômico, jurídico, ético, moral, administrativo, diretivo, gestor, de governança organizacional e interpessoal, entre outros.
No Brasil, há manual regulatório de Compliance, mediante a Instrução CVM 558/15. Ele contém normas e procedimentos atinentes a temas como obediência à Instrução CVM 558/15, a Política de Investimentos Pessoais, a Política de Confidencialidade e Segurança da Informação, a Política de Voto, a política de Treinamentos, o modo de lidar com Controles Internos e a Política de Rateio de Divisão de Ordens.
No âmbito amplo da defesa do mercado e da livre concorrência, a Lei 12.529/2011 (conhecida como LDC – Lei de Defesa da Concorrência) implantou as bases da organização do SBDC - Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência, um instrumento legal fundamental para coibir abusos monopolistas, oligopolistas, antimorais e similares. O importante e essencial CADE – Conselho Administrativo de Defesa Econômica integra o SBDC, para consolidar a legislação e o funcionamento de regras antitruste.
Deste modo, o Compliance pode assumir formatos e utilidades variadas, sendo adaptável para o estabelecimento de diretrizes, direções comportamentais e processuais, programas e projetos. Resulta que é implementável para pequenas, médias, grandes e giga entidades, empresas e sociedades.
Bem montado, com suporte e ajuda da Kasznar CAT, o Compliance evita frequentemente potenciais deslizes comportamentais, éticos e desvios de conduta de dirigentes empresariais, colaboradores de todo tipo e profissão. O escudo proporcionado por um Compliance coeso, lógico, racional, sério, isento e probo coopera a favor do progresso e da ordem organizacional é apreciado com benevolência pelas autoridades instituídas em todo país do mundo.
Os custos e desgastes de não fazer e montar um Compliance podem ser muito altos, colocando em risco a existência, a segurança, a atividade nas entidades e dos agentes econômicos.
Conte com o suporte da Kasznar CAT para montar o instrumento, com vistas a assegurar uma estratégia ética regulatória desenvolvimentista, obedecida a legislação vigente, a favor dos agentes econômicos.
Todavia, não se pare aí, posto que um regulamento, um documento, não fala nem se estabelece por si só. A Kasznar CAT treina, estimula, comunica junto aos seus colaboradores, na empresa, sociedade, instituição e entidade o processo de conscientização e assunção de compromissos ante o estabelecido no Compliance.
As lideranças e os colaboradores montam o Compliance com o apoio de especialistas externos a uma organização. Uma vez aprovada em regime interno e para Governança Corporativa, o Compliance é disseminado através de treinamento e ensino a todos os colaboradores e quantos outros necessitem, o que a todos anima, reforça moral e eticamente e gera um clima organizacional e social mais feliz, justo e agradável.