Conheça o amplo e variado mundo do Planejamento mediante o treinamento e a capacitação estimuladas pela Kasznar CAT.
O Planejamento Organizacional provém do ato de planificação, ou simplesmente planejamento. Este corresponde a um plano ou ferramenta montada para gerar-se uma agenda de trabalho detalhada, para empresas, setores produtivos, uma economia nacional, um país e afins.
O Planejamento inclui um sistema de técnicas que tem por objetivo capacitar empresas, setores ou economias nacionais a gerar e implantar projetos e programas que promovem de forma antecipada, previsível, uma rota mais segura para seu crescimento e desenvolvimento. O Plano resultante há de indicar como se produzirá e viverá no futuro, posto que no futuro é que viveremos e o queremos melhor que o presente. Esse Plano antecipa situações, para que nada falte e se cometam menos ou nenhum erro de construção, implantação e alinhamento de fatores de produção.
O Planejamento antecipa situações desejáveis e não desejáveis, dando respostas ao que cria barreiras, obstáculos e empecilhos, assim como reforçando as medidas e previsões do que beneficia e gera os resultados que se quer alcançar. O Plano adequado evita os desvios, os erros. Logo, é estabilizador, forja uma rota mais segura de evolução e minora os riscos das atividades e dos negócios.
O Planejamento adquire múltiplas formatações e pode ser público, governamental, assim como privado e empresarial. Os temas de Planejamento adquirem óticas diversas, segundo aquilo que os gestores procuram, desejam e querem imprimir.
Mediante o Planejamento visa-se a obtenção em certo prazo de determinados resultados econômicos, comerciais, de lucros e investimentos, financeiros, contábeis, tributários, políticos, sociais, comunitários, de posicionamento mercadológico, éticos, morais, tecnológicos, competitivos e outros, conforme os desejos e pretensões dos líderes e patrocinadores de mudanças através de planos.
Logo, o Planejamento é um processo e um método que visa prever, organizar, disciplinar, adequar por etapas e integralizar, capacitar pessoas e empresas a realizar mudanças, em nível pessoal, grupal, de equipes, setorialmente e nacionalmente. Substituem-se forças espontâneas de mercado, por uma atividade conscienciosa, calculada, negociada, aberta a debates e dirigida para objetivos pré-estabelecidos. O Planejamento visa evitar surpresas e a sensação de andar, sem saber para onde. Cria rumo e direção.
Há várias formas de fazer o Planejamento. Elas podem ser dos tipos centralizado X descentralizado; participativo X autocrático; individualista X social; em pequeno comitê ou aberto a todos que sejam atingidos por ele.
Há prazos diferenciados no Planejamento, ele pode ser de curtíssimo prazo; curto prazo; médio ou longo prazo. Logo, pode ser para um dia ou até décadas e séculos. Cabe aos gestores definir claramente estes assuntos, para que o Plano tenha consistência e abrangência definidas.
Atualmente, no sistema empresarial, o mais consagrado de todos é o Planejamento Estratégico (PE), também denominado de Planejamento Organizacional.
O conteúdo dos planos é mutável, havendo certo consenso sobre seu menu básico, no Planejamento Organizacional, que inclui: antecedentes e situação precedente; Metodologia de Planejamento; Modelo de Planejamento e de Plano; Métodos, Informação, Organização Intra e Inter e Sistemas; membros do Grupo de Planejamento Superior, acionistas, gestores, técnicos e representantes; Missão; Metas; Objetivos; Valores organizacionais; Quantificação e Projeção; Fatores Críticos de Sucesso; Fatores de Concretização; TIRPRE; Inserção de Cenários Macro e PESTLE Analysis; Qualificação e adequação Situacional; Projetos e Programas; Resultados quantitativos e qualitativos a obter; Etapas de Execução do Planejado; Estrutura de Financiamento; Estrutura Orçamentária; Meios de Realização e Tecnologia; Estruturação para a Produção e Geração de bens e serviços; Logística e Distribuição; sub-plano por áreas e diretorias, que pode incluir – PE de Produção e Operações; PE de Tecnologia; PE de Finanças; PE de Recursos Humanos; PE de Marketing e Vendas; PE de Gestão e Patrimônio; Índices e Indicadores de Avaliação das Estratégias; Análise de Impactos; Análise de Controles e Redução de Oscilações Cíclicas e Anticíclicas; Prioridades do Planejamento e do Plano Final, ante Restrições e outros.
Desse modo, o Planejamento pode atender por termos como os seguintes e com a combinação de outras metas e focos, uma empresa, um setor ou uma economia, de modo que seu nível varia do mais abrangente, ao mais específico, a saber:
Planejamento Estratégico; Planejamento Estratégico Governamental; Planejamento Estratégico de Políticas Públicas; Planejamento Macroeconômico.
Planejamento Microeconômico; Planejamento Estratégico de Empresa; Planejamento Estratégico Setorial.
Planejamento de plantas, programas e projetos; Plano de conjunto, integrado; Plano de partes, por áreas, setores, regiões, sub-regiões; Plano de conquista mercadológica; Plano de praça, preço, produto; Plano de Expansão; Plano de Reestruturação; Plano de Comunicação; e outros que se desejem.