A música anima, embala, promove a sociabilidade e a memória, expande a cultura e se expressa de muitas formas. Música erudita, popular, sacra, barroca, instrumental e tantas outras.
E há a música melódica com instrumentação pura ou cantada, falada, em coro ou individual.
Seja como for, uma música, sua composição em letra, frases e ritmos, melodias e elementos instrumentais, se bem conhecida do público, se bem disseminada pela mídia, rádio, TV, musicais, teatro, publicidade, propaganda em produtos e serviços, vale dinheiro.
Logo, é importante que autores, compositores, poetas, escritores, maestros, detentores de direitos autorais musicais e afins, saibam quanto vale seu direito autoral musical.
Uma música, uma melodia, um soneto, um pedaço musicado de uma peça que fica nos hit parades pode realmente valer um bom dinheiro.
É comum que empresas comprem ou aluguem temporariamente uma música, para relacioná-la a um produto ou serviço, a uma marca. A meta é promover mais vendas, adquirir a simpatia e a empatia do público, fortalecer o recall com o fundo musical, o jingle e isto gera lucros a mais nas empresas.
Também pode acontecer de alguém se apropriar de uma música, de um jingle, de um trecho conhecido de uma marchinha ou similar, sem pagar os devidos direitos autorais de música e composição musical. Nessa hora, é importante saber quanto vale criteriosamente, cientificamente, o direito autoral.
Por estas razões, a avaliação econômico-financeira do direito autoral é muito importante. Essa avaliação defende os autores, compositores, inventores, criadores de músicas em todas as suas expressões e para as numerosas formas de seu aproveitamento.
Fale com a Kasznar CAT em direitos autorais de avaliação econômico-financeira e defenda os seus direitos. Adquira um valor financeiro para a sua propriedade intelectual. Promova ganhos pecuniários com aquilo que é seu.
Fazer uma música é um ato de criação humana.
Encontrar a composição, o tom, o ritmo certo e as estrofes que vão conquistar o público é uma arte.
Valorizar o direito de autor é imprescindível, fundamental, aos artistas e criadores de músicas.
Registrar no correspondente Instituto Nacional da Propriedade Industrial ou da Propriedade Intelectual uma música, sua composição integral, é, portanto, o primeiro passo para ser o dono e beneficiário dos recursos financeiros que a música pode oferecer.
Negociá-la na integridade com gravadoras, editoras e empresas da indústria da música é uma opção para autores e os valores financeiros podem chegar a centenas de milhões de dólares.
Contudo, isto é um desafio. Autores e proprietários de direitos autorais sofrem inúmeras vezes com a apropriação indébita de suas músicas e com plágio, entre outros. Multiplicam-se os casos de reprodução de músicas, melodias e letras 10, 20, 80, 100 anos depois de criadas, com pequenas modificações nos acordes, achando-se que o que saiu da memória de autor pode ser tomado para si. E isso é ilegal.
O assunto então, além de criar judicialização, pode exigir a determinação por peritos, do valor real de um direito autoral. E requer com técnica a determinação do em quanto uma peça arrecadou receitas e gerou lucros líquidos. Ou ainda, em quanto uma música ou um trecho musicado para um produto ou serviço impulsionou as vendas e os lucros de uma linha de produção.
Por estas razões, a avaliação econômico-financeira do direito autoral é muito importante. Essa avaliação defende os autores, compositores, inventores, criadores de músicas em todas as suas expressões e para as numerosas formas de seu aproveitamento.
Fale com a Kasznar CAT em direitos autorais de avaliação econômico-financeira e defenda os seus direitos. Treine seu pessoal para a consciência gerencial da apropriação lícita dos direitos autorais. Adquira um valor financeiro para a sua propriedade intelectual. Promova ganhos financeiros com aquilo que é seu.