O Presidente Luis Inácio Lula da Silva, recebeu no Palácio do Planalto toda a Comitiva do Conselho Brasil-Japão para o Século XXI. Presidido desde o ano 2007, desde a sua concepção pelo ex-Ministro de Minas e Energia e ex-Presidente da CIA Vale do Rio Doce, Eliezer Batista, o Conselho Brasil-Japão convidou e contratou o Professor Istvan Kasznar como Secretário Executivo para planejar, organizar e acionar as 52 pautas temáticas sobre as quais se debruçaram eminentes autoridades do Brasil e do Japão.
Constituído por exclusivamente empresas corporativas do maior porte, seus presidentes e diretores, do Brasil e do Japão, o Conselho recebeu a missão de reforçar os laços econômicos, financeiros, tributários, sociais, culturais, de sustentabilidade ambiental e do comércio exterior, entre os dois países.
Isto implicou em numerosas viagens ao Japão e encontros no Keidaren, assim como ministérios, sobretudo o da Fazenda e Economia, assim como Indústria e Comércio, em Tóquio, Brasília e Rio de Janeiro. O apoio da FIRJAN foi fundamental.
Na foto, o Presidente Luis Inácio Lula da Silva e o Professor Istvan Kasznar se cumprimentam. O Presidente assim se referiu aos trabalhos em público: “Este eu considero o melhor e maior trabalho de relacionamento internacional, com o importante parceiro Japão. Parabéns ao Secretário Executivo Professor Istvan Kasznar, que trabalhou muito bem e aparou todas as arestas desse trabalho vital”.
O Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, é ladeado pelo Professor Istvan Kasznar e pelo Presidente da Federation Internacionale de Volley Ball, Ary Graça Filho, no dia do lançamento de seus livros.
O professor e consultor internacional Istvan Kasznar lançou em setembro de 2012 a quarta edição do livro a indústria do Esporte, após grande sucesso do livro, Análise Técnica de Estatística do Esporte de 2010.
O Dr. Ary Graça Filho, lançou o livro Sport Management and Business-Strategic thoughts for Brazil.
O Prefeito Eduardo Paes, que já foi Secretário de Esportes do Município do Rio de Janeiro na gestão César Maia, parabenizou os dois autores apontando para a importância de suas obras e estudos. Quanto mais, na fase de antecedência da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.
O Professor Istvan Kasznar assumiu em maio de 2021 a função de Conselheiro Independente da no Conselho de Administração da prestigiosa Caixa Econômica Federal.
Especialista em Economia, Administração Pública, Administração de Empresas, Negócios e Estratégia de Governança Corporativa, com experiência profissional nas mais variadas organizações brasileiras e mundiais, Kasznar recebeu a escolha em função “da sua notória habilidade em reconstruir, reerguer, reestruturar e tornar altamente competitivos os bancos e indústrias. “É isto, sem perder seu espírito pragmático, realista e sobretudo independente, ajustado a uma visão colaborativa e de equipe ímpar”.
A atuação do Conselheiro Independente Istvan Kasznar se estendeu para a assunção da Presidência do Comitê de Sustentabilidade, que também incorporou as feições da Governança Corporativa. Ademais, motivado em defender e prestigiar os colaboradores da CAIXA, aos quais considerou muito bem preparados, bem comprometidos com a empresa e participativos, o Professor Istvan assumiu voz ativa no Comitê de Remuneração e Pessoas.
Segundo Kasznar, “as responsabilidades que assumimos em prol do Brasil em funções como esta, são imensas, em junho de 2021 aproximadamente R$ 550 bilhões havia em carteira imobiliária, em financiamento à habitação e a CAIXA estava acelerando para disparar no crédito agrícola, o que muito incentivei, bem medidos os riscos do negócio. Os colaboradores internos da CAIXA responderam muito bem às minhas orientações e aos membros. Todos outstanding – do Conselho de Administração. Apenas entendo que pelos trabalhos que executam deveriam receber salários bem mais altos, o que não ocorre dado o congelamento das remunerações”.
Na foto, o Conselheiro Independente Istvan Kasznar – Ph.D, em atuação no Edifício Aqwa, sede da CAIXA no Rio de Janeiro, em área portuária que está sendo ressuscitada pela gestão de excelência do Prefeito Eduardo Paes.
O conselheiro Independente Istvan Kasznar recebeu na fundamental Caixa Econômica Federal, em dezembro de 2021 a jovem consultora internacional da McKinsey & Company, para uma visita ao Edifício Aqwa nas instalações modernas do banco nº1 em poupança em toda a América Latina, Ana Paula Perrone Kasznar.
Neste encontro a consultora, engenheira civil com mestrado e mestra na prestigiada Tsinghwa University, da China Continental, aproveitou para entrevistar o conselheiro Kasznar. Transcreveu-se sinteticamente as perguntas e respostas realizadas.
AP: “O senhor e o C.A. assumiram em situação de pandemia da COVID-19. Como foi e é essa experiência na Caixa? ”
IK: “A Caixa disponibilizou-nos com agilidade e rapidez laptops, sala arejada no Edifício Aqwa e em Brasília, de modo que tanto em home-office, quanto presencialmente, todas as atividades foram realizadas. Não houve perda de continuidade. Minhas presenças nas reuniões foram de 100% e gosto do presencial, é preciso estar junto dos colaboradores num período desses. Não há espaço para o esmorecimento e a estratégia de crescimento autossustentável, responsável, de riscos calculados e bem medidos, há de ser perseguida. Note-se que os programas internos de defesa médica e da saúde aos colaboradores foi muito bem engendrada e por isso os indicadores de mortandades e doenças foram dos menores do Brasil. É preciso combater a COVID e mobilizar o país pró-vacina. Com isto, a médio prazo a economia retomará. ”
AP: “Com tantas agências e sub-sedes, como se gerencia a Caixa para ter resultados, ante uma era de tecnologia avançada? ”
IK: “De fato, a tecnologia e a inovação, bancária, financeira, logística, corporativa e administrativa passam por reviravolta tremenda neste momento histórico. Há agências naturalmente deficitárias e outas altamente lucrativas, depende da carteira que possuem, do local onde estão instaladas, da pró-atividade dos gerentes e afins. Num país emergente, que tem segundo o Banco Mundial em 2020, uma das piores distribuições de renda, a população de baixa renda é terrivelmente carente e de tudo necessitada. Precisa do Bolsa Família, de financiamento a taxas de juros mínimas simbólicas e da presença com acesso físico às agências. Ademais, nosso Brasil é agrícola e sua fronteira se expande. Então, é preciso abrir e manter novas agências enquanto se investe em Tecnologia da Informação e Sistemas Integrados. Eu estudei, visitei e analisei, em serviços bancários, mais de 3.810 municípios do Brasil e mais de 5.500 agências, ao longo de 25 anos. Vejo que a ação da Caixa é positiva, necessária e financeiramente justificada. “
A Fundação Getúlio Vargas através da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas – EBAPE, firmou e completou três turmas junto às prestigiadas ESADE – Barcelona Pedralbes Campus, em Barcelona, na Catalunha / Espanha e a Georgetown University em Washington – DC / Estados Unidos da América.
Isto, ao longo dos anos 2014, 2015 e 2016.
Com a participação de mais de cinquenta alunos, os cursos foram ministrados no Rio de Janeiro, em Barcelona e em Washington. Desta forma, os alunos tiveram experiências internacionais únicas. Conheceram empresas em três países e moldaram o Masters in Management que conquistaram com uma visão multicultural.
Participaram do curso os professores Marco Túlio, Coordenador especialista em Gestão de Pessoas e Recursos Humanos; o Professor José Arthur Irigaray, que ministro Comportamento Organizacional e Estratégia e Istvan Kasznar, que ensinou Finanças Corporativas Avançadas.
O Professor Istvan Kasznar – PhD declarou que “Estes cursos são fundamentais para oferecer uma educação refinada, mais erudita, com visão estratégica cosmopolita aos alunos. Ao viajar a três países diferentes, os nossos alunos sentiram as técnicas diferenciadas das Finanças Corporativas. No Brasil, dada a alta inflação e a instabilidade no crescimento do PIB, os derivativos e hedges são muito importantes, assim como os contratos de seguros e a correta calibragem da estrutura de capitais. Nos Estados Unidos há mais riqueza e menor inflação, a economia é mais estável, então surgem mais operações estruturadas de longo prazo em financiamentos. Na Espanha as Finanças Internacionais revelam-se importantes face ao Mercado Comum Europeu e a queda das barreiras alfandegárias”.
Indagado sobre a composição das turmas e visitas empresariais no Brasil, o Professor Istvan Kasznar acrescentou que “foi fenomenal, as turmas contaram com brasileiros, norte-americanos, argentinos, colombianos, peruanos, mexicanos, espanhóis e franceses, entre outros. De modo que o relationship between students foi glorioso. As empresas visitadas incluíram a I. B. Consultoria Internacional; a Churrascaria Fogo de Chão; a Confederação Brasileira de Vôlei Ball; o Banco BRADESCO e a ACRJ – Associação Comercial do Rio de Janeiro. Adoraram.”
Sobre como se deu entre outros este convênio, o Professor Istvan Kasznar esclareceu que o Diretor Carlos Losada Marrodán, da ESADE, importante educador com background jesuítico, foi por ele visitado e a proposta educacional foi entusiasticamente acatada, daí, realizada com grande sucesso. Novas turmas poderão surgir nestes acordos tríplices.
Na foto, os professores Istvan Kasznar e Marco Túlio Zanini cumprimentam a turma em plena formatura, sucedida no salão nobre da FGV – RJ, 12º andar. Vieram os formandos e seus familiares, para um momento especial de convívio e consagração estudantil em nível Master.
Bom dia aos ouvintes, o Prof. Istvan Kasznar comentarista com o apresentador Roberto Canázio e debates junto a Creso Soares Júnior, jornalista.
Professor Istvan Kasznar no Ministério da Fazenda do Paraguai em Assunção ministrando Orçamento Público em Economia do Setor Público com altos funcionários do Governo Paraguaio em frente ao Banco Central do Paraguai.
Ana Paula Perrone Kasznar expondo políticas públicas de Sustentabilidade para cidades inteligentes na Rádio Metropolitana comandada por Ronaldo Gomlevsky com comentários de Istvan Kasznar
Coordenação do TCC da aluna Mariana Guedes com participação do Prof. Lucas Zarconni.
Coordenação do TCC da aluna Maria Van Melis com participação do Prof. Lucas Zarconni.
Curso Doing Business in Brazil para a Univercity of Manchester na CBV, Confederação Brasileira de Vôlei.
O professor Istvan brinda pela excelência da turma.
O objetivo foi juntar teoria com prática reforçar os elos acadêmicos e empresariais, com intermediação do professor Istvan Kasznar.
O orador professor Istvan Kasznar expõe o XXXVII Congresso da ABECIP - Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança - A Realidade macroeconômica no Brasil e suas perspectivas, para o público de 630 pessoas.
Economia do Setor Público e macroeconomia pelo professor Istvan Kasznar. Ao seu lado o professor Ivandro da UFF pela FGV ano 2017.
Na foto, o professor Istvan Kasznar, o Presidente da FGV, Carlos Ivan Simonsen Leal, o presidente do CFA, Roberto Campos Neto, a consultora Fernanda Cruz Perrone Kasznar e o coordenador de acreditação da FGV, professor Edmundo Maia Ribeiro.
O professor Istvan Kasznar ministra curso de Economia e Finanças Avançadas do Setor Público na República Dominicana em Santo Domingo, para grupo altamente qualificado de servidores públicos dos diversos ministérios do país no ano de 1987. Como importante gerência do Sr. Klaus Tiek da DINT/FGV. O curso foi um grande sucesso e os diplomas foram entregues em cerimônias especiais pelo Ministro da Economia.
No ano de 2016. Na foto a consultora e psicóloga Fernanda Cruz Perrone Kasznar, ladeada pelo diretor geral do da ESADE - Escuela Superior de Administracion y Direccion de Empresas, Carlos Losada Marrodan ele pelo professor Istvan Kasznar.
Nos dias 3, 4 e 5/12/2014 realizam-se o Congresso dos Economistas do Esporte na sede da FGV com presença das maiores autoridades do setor. O professor Istvan Kasznar assumiu a vice-presidência do IASE - International Association of Sport Economists com Presidência do Dr. Joel Maxcy. Presença importante entre tantos do professor da Sorbonne Vladimir Andreff
Nos dias 3, 4 e 5/12/2014 realizam-se o Congresso dos Economistas do Esporte na sede da FGV com presença das maiores autoridades do setor. O professor Istvan Kasznar assumiu a vice-presidência do IASE - International Association of Sport Economists com Presidência do Dr. Joel Maxcy. Presença importante entre tantos do professor da Sorbonne Vladimir Andreff
Festejo especial e Formatura dos alunos do International MBA realizado com a FGV; Georgetown University – USA e ESADE da Espanha, no ano de 2014. O professor Istvan Kasznar ministrou a disciplina de Advanced Corporate Finance.
Festejo especial e Formatura dos alunos do International MBA realizado com a FGV; Georgetown University – USA e ESADE da Espanha, no ano de 2014. O professor Istvan Kasznar ministrou a disciplina de Advanced Corporate Finance.
Visita do professor e coordenador de cursos MBA International Istvan Kasznar a Manchester University. Na foto, ao lado do International diretor Christopher Cromwell no ano de 2015.
Festejo de formatura da turma MBA International da Manchester e University com a FGV, em 2013 na frente da churrascaria na Praia do Flamengo, atual Assador Grill. Como coordenador de curso, o professor Istvan Kasznar organizou 9 turmas no Brasil e ministrou as disciplinas Finanças Corporativas Avançadas, Doing Business In Brazil e Advanced International Macroeconomics.
O Professor Istan Kasznar discorreu em sua conferência sobre a situação Macroeconômica no Brasil e seus Impactos.
No salão da Presidência da FGV, em março de 2012, durante o Seminário de Políticas Públicas Nacionais. Registro do encontro entre o Prof. Istvan Kasznar - Assessor Geral da Presidência FGV; Profa. Mônica Pinhares - EBAPE; Senador Aloísio Mercadante; o diretor da EBAPE Prof. Flávio Vasconcelos; a Profa; Cláudia Costin - EBAPE e o Prof. Coordenador da Graduação em Administração da EBAPE Henrique Heidtman Neto.
Em julho de 2022, sucedeu produtivo encontro na Associação Comercial do Rio de Janeiro- ACRJ, promovido pelos ilustre irmãos Rodrigo e Adriano Mezzomo, advogados, com eles junto ao presidente da Biblioteca Nacional Luiz Carlos Ramiro Júnior.
Foram recebidos pelo conselheiro Istvan Kasznar, membro do Conselho de Meio Ambiente(?), pelo Presidente da ACRJ – Associação Comercial do Rio de Janeiro, Nascimento Brito e pelo Vice-Presidente Rui Barreto Filho em ambiente de alta cordialidade e cooperação.
O Conselheiro da ACRJ, Professor Istvan Kasznar expressou o objetivo da Biblioteca Nacional em se modernizar, adquirindo equipamento de manutenção, preservação, segurança e guarda do seu precioso acervo literário. Entre outros, a Biblioteca Nacional possui duas Bíblias Sagradas trazidas de Portugal em 1809, quando D. João VI aportou no Brasil, fugindo dos exércitos de Napoleão Bonaparte e sob comando do general Junot.
Centenárias e comemorando juntas o ano de 2022, tanto a Biblioteca Nacional quanto a ACRJ juntariam seus conhecimentos para valorizar os grandes eixos da Cultura Literária Nacional.
Em dezembro de 2021, sob o comando do Presidente de ABERJ, Dr. Carlos Alberto, ladeado pela superintendente Angélica Oliveira, para este expor palestra sobre a Segurança Bancária, deu-se importante reunião.
O coordenador do Comitê de Economia e Planejamento, Professor Istvan Kasznar parabeniza a excelente iniciativa da ABERJ, pelo seu amplo trabalho educacional a favor da comunidade bancária brasileira e da sociedade fluminense.
O Dr. Carlos Alberto congratulou todos os presentes, solicitando que os Comitês da ABERJ se empenhem e atuar participativamente, abrindo espaço às novas e produtivas gerações de bancários. Enfatizou a importância de se combaterem as fraudes, as fake news e elementos que possam instabilizar a economia do Brasil.
Em janeiro de 2023, o Professor Istvan Kasznar visitou pela Kasznar Treinamentos, a excelente fábrica, moderna e dinâmica da HIGIMARCAS, produtora de artigos de alta qualidade para higiene pessoal. Na foto, da esquerda para direita, os Sres. Eduardo, Mário, Mauro, Istvan e João Carlos.
1º Encontro ESG – Ambiente, Saúde e de Governança Corporativa dos Presidentes dos Conselhos de Administração das Empresas Estatais Federais no Brasil, realizado na EBAPE da Fundação Getúlio Vargas.
No dia 15 de setembro de 2022 o Coordenador de Cursos MBA Executivo e de Encontros de ESG, Prof. Joaquim Rubens Filho, promoveu importante e pioneiro evento, ao convidar os membros da mais elevada hierarquia representativa dos Conselhos de Administração das empresas estatais brasileiras, para um debate franco sobre suas experiências práticas de Governança.
O Professor Ph.D. Istvan Kasznar, também da EBAPE-FGV e nesta Assessor da Presidência, representou a Caixa Econômica Federal, onde como membro do Conselho de Administração, como conselheiro independente, convocado pelo seu notório saber em prática de Governança, junto as maiores empresas estatais do Brasil e no exterior, foi escolhido por unanimidade Presidente do Comitê de Sustentabilidade e Governança e membro do Comitê de .... Neste Comitê também exerceu a função de Presidente em Exercício.
Na foto, à extrema esquerda, o Prof. Joaquim Rubens; a seguir professor da prestigiada EBAPE; representantes do Banco do Brasil; do Ministério da Indústria e Comércio e a seguir o professor Istvan Kasznar. À extrema direita, representantes da NUCLEP, associada à Energia Nuclear no Brasil, para a qual a EBAPE realizou cursos de aperfeiçoamento profissional e o pioneiro Planejamento Estratégico, nos anos 1990.
No dia 24 de fevereiro de 2023 sucedeu a Reunião Ordinária do Conselho de Administração da ABBR – Associação Brasileira de Reabilitação, onde após animada exposição pelo Embaixador da Ordem Malta Franz Gral Von Schonborn e tocante reza do Padre Divino, realizou-se detalhada visita a cada uma das instalações da ABBR.
Na foto, o Conselheiro Istvan Kasznar é ladeado pelo Embaixador e pelo Padre, avaliando a seção de próteses e peças que podem ajudar e reforçar a saúde dos pacientes atendidos pela citada instituição. A ABBR é uma organização fundamental para o Rio de Janeiro, exercita na prática políticas e ações públicas de Saúde aos necessitados de forma que lhe dar apoio e sustentação é de fato uma prioridade cidadã de primeira ordem.
Na data de 24 de fevereiro de 2023 a ABBR também recebeu para visita a Sra. Jadwiga Kohn, Presidente e CEO da mais importante creche da Zurique, na Suíça, que atende a mais de 500 crianças anualmente. Muitos destes infantes são filhos de imigrantes da Síria, Líbano, Afeganistão e afins, em trabalho social de significativa inserção cidadã. O Presidente da ABBR, Deusdeth Gomes do Nascimento é ladeado pela diretora de operações e Sra. Jadwiga para potencial convênio e ações internacionais a favor da infância.